terça-feira, 17 de maio de 2011

Retomada da obra: emboço e fossa séptica

Depois de uma semana de pausa, os trabalhos de emboço foram retomadas, conforme imagens a seguir.



Também está sendo construída a fossa séptica, imagens abaixo. Para quem não sabe, fossas sépticas são unidades de tratamento primário de esgoto doméstico nas quais são feitas a separação e transformação da matéria sólida contida no esgoto. Traduzindo: um tanque enterrado, que recebe os esgotos (dejetos e águas servidas), retém a parte sólida e libera a líquida para o sumidouro.



Como se vê, a fossa séptica não é pré-fabricada, mas está sendo armada no local, formato retangular, paredes de tijolos maciços, que posteriormente receberão (internamente) uma camada de argamassa. O fundo da fossa recebeu concreto. A cobertura será feita em pré-laje.

Pelo que vi, tem  aproximadamente 90 cm de largura, 2 m de cumprimento e 1,5m de altura (profundidade),  com capacidade para um pouco mais de 2 mil litros. Fossas desse tamanho são recomendadas para casas com até sete pessoas.

A cova do sumidouro já está sendo cavada.  Deverá ter 3 m de altura e 2 m de diâmetro.

2 comentários:

  1. meu caro, essa fossa septica tem projeto para ela? eu pensei que no fundo só se colocassem pedras e parece q vc concretou, eu n sei como funciona isso, se puder esclarecer um pouco eu agradeço,

    abraço

    ResponderExcluir
  2. ok, valeu pelo esclarecimento, quando tiver mais fotos e mais detalhes, se puder, poste pra gente ver,

    att

    Pedrim

    ResponderExcluir

Como diz o Chapolim/Chavez: sigam-me os bons!